Na última segunda-feira (18/03/2019), houve uma reunião com a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde foi tratado da proposta de mudança da atual forma estrutural da universidade.
Entretanto, já existem alguns problemas na UFSB, que não foram falados na reunião, como por exemplo, a área de saúde que só oferta o curso de Medicina para a migração do curso de Segundo Ciclo. Além disso, há um problema com relação a notas, pois através de um estudo feito por alguns estudantes da universidade, foi observado que o Campus de Teixeira de Freitas flexibiliza para os alunos tirarem a nota máxima durante o quadrimestre, ao contrário dos outros campi (nesses os alunos devem merecer a nota máxima, o que é correto).
Por conta disso, a competição para a entrada dos estudantes no único curso ofertado é injusta, pois a maioria dos alunos dos outros 2 campi não conseguem tirar a nota 10 ao final dos componentes curriculares durante os 3 anos de Bacharelado Interdisciplinas em Saúde. Consequentemente, os discentes estão insatisfeitos, já que a administração da UFSB não tem apresentado nenhuma medida para solucionar o problema.
Dessa forma, os alunos fizeram uma manifestação na segunda-feira, exigindo que alguma medida seja tomada. Portanto, ficou decidido em acordo com a reitora que haverá uma reunião com a Procuradora Jurídica da UFSB para ver a possibilidade de existir isonomia de vagas entre campi, ou seja, que as 80 vagas existentes para medicina sejam divididas igualmente entre Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Reunião com a Reitora - Campus de Itabuna Fonte: Própria |
Manifestação no Campus de Itabuna Fonte: Desconhecida |
Manifestação no Campus de Itabuna Fonte: Desconhecida |
Manifestação no CUNI - Ibicaraí Fonte: Desconhecida |
Manifestação no CUNI - Ibicaraí Fonte: Desconhecida |