terça-feira, 16 de abril de 2019

Conjunto Habitacional São José

No  dia 13 de abril de 2019, os alunos da UFSB foram fazer uma pesquisa no Conjunto Habitacional São José, situado na cidade de Itabuna. A consulta feita com os moradores de tinha como principal objetivo saber quais os principais problemas do bairro e o que eles achavam que deveria fazer para melhorar.

Dentre as adversidades relatadas, a predominante foi a falta de um CEP para o bairro, fazendo com que o correio não entregue praticamente nenhuma correspondência (somente as contas de água e luz) para os moradores. Caso alguém precise receber algo pelo correio tem que pedir para entregar em outro endereço, ou seja, de alguém conhecido.

Além disso, foi mencionado também o problema com a água, esta chega no conjunto habitacional, entretanto não consegue ser sempre distribuída para as casas, pois é necessário uma bomba que quebra com frequência e faz com que os residentes tenham que carregar água do tanque do conjunto até as suas respectivas casas.

Com isso, percebemos como episódios tão pequenos no nosso cotidiano, como por exemplo a questão da falta de um CEP, podem se tornar algo de um incômodo tremendo para outras pessoas. Portanto, fica a reflexão se estamos realmente valorizando tudo o que temos no nosso dia a dia ou se apenas reclamamos e não fazemos nada para mudar.

Casas do Conjunto Habitacional São José

Alunos da UFSB

Casas do Conjunto Habitacional São José

Alunos da UFSB

Alunos da UFSB

Conjunto Habitacional São José

Casas do Conjunto Habitacional São José

terça-feira, 2 de abril de 2019

Saneamento Básico: Nossa Responsabilidade

Em uma pequena palestra ofertada pela professora Silvia Kilmo e pelo Engenheiro Alfredo Melo, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pode-se tomar consciência de como algumas áreas da cidade de Itabuna ainda falta uma infraestrutura mínima para os moradores.

 Como demonstrado pelo engenheiro, existe uma lei a 11.445/2007 que juntamente com a Constituição Federal asseguram o direito dos brasileiros de ter acesso ao saneamento básico, ou seja, é garantido que os indivíduos terão obtenção de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, dentre outros. Tudo isso visando uma melhoria na saúde da população que tem acesso a esses benefícios. 

Entretanto, lamentavelmente, não é toda a população que tem saneamento básico em seu bairro, mesmo sendo um direito assegurado por lei. A exemplo disso, através de uma  pesquisa de campo feita por alunos da UFSB, foi demonstrado como o bairro Nova Esperança em Itabuna estava sendo tratado pelos governantes locais, como por exemplo, esgoto passando pela frente das casas, a dificuldade da água chegar nas residências e outros problemas.

Porém, após a visita dos estudantes foram feitos alguns projetos, que foram levados ao conhecimento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) e atualmente já estão sendo feitos alguns trabalhos na região, como o de esgotamento sanitário, com isso muitos benefícios chegarão para os moradores do lugar. Portanto, fica evidente a importância da uma mobilização social, mesmo que não tenha sido feita pelos moradores do bairro, outras pessoas de fora conseguiram chamar a atenção para o problema que estava acontecendo, por isso penso que o bem estar de todos é nossa responsabilidade e não apenas os problemas pontuais de cada um. 

Professora Silvia Kilmo
Fonte: própria.

Engenheiro Alfredo Melo
Fonte: própria.