terça-feira, 2 de abril de 2019

Saneamento Básico: Nossa Responsabilidade

Em uma pequena palestra ofertada pela professora Silvia Kilmo e pelo Engenheiro Alfredo Melo, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pode-se tomar consciência de como algumas áreas da cidade de Itabuna ainda falta uma infraestrutura mínima para os moradores.

 Como demonstrado pelo engenheiro, existe uma lei a 11.445/2007 que juntamente com a Constituição Federal asseguram o direito dos brasileiros de ter acesso ao saneamento básico, ou seja, é garantido que os indivíduos terão obtenção de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, dentre outros. Tudo isso visando uma melhoria na saúde da população que tem acesso a esses benefícios. 

Entretanto, lamentavelmente, não é toda a população que tem saneamento básico em seu bairro, mesmo sendo um direito assegurado por lei. A exemplo disso, através de uma  pesquisa de campo feita por alunos da UFSB, foi demonstrado como o bairro Nova Esperança em Itabuna estava sendo tratado pelos governantes locais, como por exemplo, esgoto passando pela frente das casas, a dificuldade da água chegar nas residências e outros problemas.

Porém, após a visita dos estudantes foram feitos alguns projetos, que foram levados ao conhecimento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) e atualmente já estão sendo feitos alguns trabalhos na região, como o de esgotamento sanitário, com isso muitos benefícios chegarão para os moradores do lugar. Portanto, fica evidente a importância da uma mobilização social, mesmo que não tenha sido feita pelos moradores do bairro, outras pessoas de fora conseguiram chamar a atenção para o problema que estava acontecendo, por isso penso que o bem estar de todos é nossa responsabilidade e não apenas os problemas pontuais de cada um. 

Professora Silvia Kilmo
Fonte: própria.

Engenheiro Alfredo Melo
Fonte: própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário