Você já se perguntou por quantos médicos negros foi atendido nessa vida? Ou quando imagina um(a) diretor(a) de uma grande empresa, a primeira figura que vem a mente é de uma pessoa negra ou branca?
Com essas pequenas indagações conseguimos perceber o quanto um indivíduo negro está marginalizado. Outro exemplo é: quando tem negro em uma novela (em sua maioria) é uma pessoa que faz papel de empregada doméstica ou é a "mocinha"/protagonista? Chegamos ao ponto de que uma lei antirracismo precisou ser criada e foi-se necessário estabelecer por lei uma quantidade mínima de pessoas negras que devem estar presentes em uma propaganda publicitária.
Então, para você que é contra as cotas raciais presentes em universidades e/ou concursos públicos qual o argumento que utiliza? Essa medida foi para amenizar os danos causados por anos de escravidão que não deveria ter existido, Leandro Karnal afirma isso em uma de suas palestras.
Portanto, nós deveríamos pesquisar mais sobre o assunto, tentar entender o quanto um negro sofre para viver normalmente nessa sociedade, sem ser o primeiro alvo de investigação quando acontece um roubo. Devemos também, verificar que a lei das cotas só valerá por 10 anos, pois ela é uma medida paliativa, e se posteriormente os efeitos dela atingiu o objetivo proposto (amenizar o preconceito racial enraizado).
Fonte: Rádio Francesa Internacional (RFI)
Referência:
YOUTUBE. Cotas raciais ● Leandro Karnal. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=439d74kjtTE>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário